segunda-feira, 13 de julho de 2009

O Passo - Lucas Ciavatta


O trabalho do professor Lucas Ciavatta (Saltos no tempo do Bloco do Passo) é muito estimulante e desencadeador de tomada de consciência de trabalhos que desenvolvo com meus pequenos alunos para estabelecer o ritmo de leitura e o desenvolvimento da sua percepção auditiva. Estando eu alfabetizando com o método fonético, notei a necessidade de desenvolver ritmo para a leitura de palavras dando os espaços necessários para a respiração até chegarmos à frase e posteriormente ao texto.

Para isto comecei a utilizar a batida de palmas. Uso palmas espaçadas e palmas mais próximas,

Fazendo com que prestem atenção ao som e repitam na ordem certa. Vejo que posso elaborar um esquema visual para que eles acompanhem o exercício. Tenho certeza que será bastante prazeroso para eles visto que eles gostam muito de fazer estes exercícios.

Da mesma forma considero possível elaborar um trabalho com uma apresentação posterior para que eles mostrem o quanto são capazes e criativos.

Considero que todo o trabalho desenvolvido com alunos deve, em vista da crise de valores que se encontra nossa sociedade, ser um trabalho que envolva o coletivo através da colaboração, solidariedade, respeito pelas diferenças.

Existe indiscutivelmente necessidade de disciplina e estabelecimento de limites, porém não podemos deixar que nossos alunos deixem de se expressar, colocando suas idéias e criatividade a mostra para que mais tarde como membros da sociedade também tenham a capacidade de almejar mudanças expondo suas idéias.